WWA - Web Winner Agency | Email da WWA info@wwinagency.com | Telemóvel da WWA 964 160 430

Os 4 maiores erros reportados por empresas de SEO

Publicado em

nuvem de palavras com seo

Quem não contrata empresas de SEO comete erros que podem sair caro

Um estudo recente da Profoundry revelou que apenas 8% das start-ups recorrem ao outsourcing de marketing a empresas de SEO ou consultores e cerca de 65% nunca receberam ou consideraram sequer ter qualquer formação em marketing digital. Com a pressão natural do seu lançamento, as start-ups têm de encontrar o equilíbrio certo entre o que faz sentido do ponto de vista do marketing digital e o que agrada aos investidores e capitais de risco.

4 erros que as empresas de SEO até têm medo de pronunciar

 

Há 4 erros cruciais que os empresários e donos de start-ups cometem ao nível do marketing digital. Como tudo no mundo dos negócios, os erros podem ser corrigidos, mas a correcção tem de ser efectuada por profissionais ou empresas de SEO e de marketing digital.

1.      Planos de marketing a um ano ou mais

 

Frequentemente, as start-ups criam planos de marketing a 9 ou a 12 meses. Este plano normalmente implica uma fase piloto de 3 meses e 2 ou 3 fases de expansão. É sabido que as regras da publicidade online mudam muito rapidamente. Este conselho é frequentemente apontado pelas mais reputadas empresas de SEO. A cada 8 ou 12 semanas, surgem novos formatos de anúncios. Isto implica que o planeamento não está a ter em conta todas estas alterações.

Planear com um ano de antecedência, sem sequer ter testado o que quer que seja, significa que o empresário está a prever que tudo vai funcionar na perfeição. Embora seja possível estimar custos e taxas de conversão, com base na experiência passada, prever o sucesso de um plano de acções de marketing com um ano de antecedência é virtualmente uma aventura.

O exemplo dos algoritmos do Google

 

Muitos negócios que não recorrem a empresas de SEO foram apanhados de surpresa quando o Google passou a dar prioridade aos dispositivos móveis. As empresas que fizeram planos a 12 meses baseadas nas premissas anteriores tiveram de alterar todo o seu planeamento a meio do ano.

Uma estratégia de marketing digital reactiva, flexível e ajustável, elaborada por empresas de SEO competentes e com know-how do mercado é bastante mais eficaz para uma start-up de crescimento acelerado.

2.      Orçamento e custos

 

nuvem de palavras

Há quem considere o SEO um custo, mas na verdade é um investimento

Algumas empresas que entram nos escritórios das empresas de SEO e no mundo do marketing digital pela primeira vez querem conhecer o orçamento exacto para os próximos 3 ou 4 meses. A maioria das vezes, o orçamento não pode ser medido rigorosamente. Além disso, como os resultados não são imediatos, o orçamento tende a ser considerado como um custo e não um investimento.

Os orçamentos de marketing digital destinados às empresas de SEO são um investimento. São concebidos para gerar lucro directo através de vendas, e indirecto, através de «branding». É preciso compreender que os investimentos têm uma certa dose de risco associado.

3.      Utilizar mais de uma plataforma

 

Começar uma estratégia de marketing digital com múltiplas plataformas em simultâneo é um erro típico de muitas start-ups, desaconselhado por todas as empresas de SEO. O ideal é começar devagar e ir escalando à medida que o negócio vai crescendo.

Em vez de tentar todas as plataformas ao mesmo tempo, pode apostar naquelas que provavelmente vão servir melhor a sua estratégia de marketing digital. E as empresas de SEO podem aconselhá-lo sobre quais escolher. Quando descobrir a que resulta, pode replicar a campanha noutras plataformas.

4.      «Remarketing» em vários canais

 

O «remarketing», também conhecido por «retargeting», é uma aposta no público-alvo que não foi convertido. Mas, deve ser efectuado com muito cuidado e com os conselhos das empresas de SEO.

Processo de remarketing

 

  • Clientes clicam num anúncio
  • Não convertem
  • Mostra de novos anúncios no Google
  • Alguns convertem
  • Repete-se o processo

 

O processo de «remarketing» em vários canais aposta em clientes que não foram convertidos, tentando convertê-los em plataformas diferentes, como as redes sociais.

Para consultar ou saber mais sobre empresas de SEO, marque uma reunião com a WWA

Tags: , , , ,



Quem leu este artigo também leu

Sabe o que é o SEO e para que serve?

SEO
Saber Mais
4 estratégias de SEO para chegar ao topo do Google

Estratégias de SEO
Saber Mais
Search Engine Optimization? Porquê e para quê?

Search Engine Optimization
Saber Mais
Precisa de ajuda? Fale já connosco!

Lamentamos mas de momento não estamos online. Deixe-nos uma mensagem e assim que possível entraremos em contacto consigo.

Prima ENTER para enviar mensagem