WWA - Web Winner Agency | Email da WWA info@wwinagency.com | Telemóvel da WWA 964 160 430

O espaço em branco é a «estrela» da sua empresa de criação de sites?

Publicado em

empresa de criação de sitesNo webdesign, o espaço em branco, ou espaço negativo, faz a diferença entre um layout ordenado e uma confusão caótica. Botões, links, texto e outros conteúdos necessitam de espaço para respirar, algo que qualquer boa empresa de criação de sites sabe de cor.

O espaço entre estes elementos melhora a composição geral e é muitas vezes visto como um conceito importante. Mas o espaço em branco também pode ser utilizado entre objectos mais pequenos, como ícones de texto e imagem. Qualquer empresa de criação de sites sabe que o espaço «falará» mais sobre elementos individuais do que sobre a página, como um todo.

Propriedades estéticas do espaço em branco que a sua empresa de criação de sites deve conhecer

 

empresa de criação de sitesO espaço em branco desempenha um papel primordial na composição final de uma página web porque existe em qualquer estilo de layout, seja numa agência de design minimalista ou num retalhista global de comércio electrónico. O estilo minimalista é bastante apreciado e seguido, mas nem sempre é a melhor opção para todos os projectos web.

A sua empresa de criação de sites já lhe deve ter dito para tratar o espaço em branco como um elemento de design agraciado, uma vez que pode medir o seu sucesso pelo que a maioria das pessoas «não pensa» sobre ele. Alguns visitantes mais sensibilizados podem notar que o design de um website é particularmente espaçoso, mas sem saber o porquê desse fenómeno.

Por outro lado, a sua empresa de criação de sites deverá dizer-lhe que um website bonito e preenchido precisa de cor, simetria e uma tipografia agradável, para contrabalançar com o espaço livre.

3 tipos principais de espaço em branco

 

Podemos categorizar o espaço em branco em três diferentes tipos, consoante a forma como é utilizado:

  • Espaço em branco de composição – espaço para margens e composição em geral
  • Espaço em branco visual – espaço para gráficos, ícones, botões e outros elementos
  • Espaço em branco textual – espaço entre títulos, parágrafos ou linhas de texto

 

Considerando a imagem genérica do carrossel, é fácil de notar que necessita de espaço em branco por cima e por baixo para o separar de outros elementos na página. Dentro do carrossel, há uma imagem ou múltiplos ícones de imagens. Entre estes ícones há um espaço em branco que é utilizado como «espaço em branco visual».

Além deste espaço, deve ainda ser utilizado espaço em branco textual para aliviar a tensão entre os elementos internos e proporcionar alguma respiração ao website, como a sua empresa de criação de sites lhe dirá certamente.

Espaço em branco macro e micro

 

Os tipos de espaço em branco podem ser divididos em espaço em branco macro e micro. Os grandes websites incorporam ambas as categorias num design de layout. Uma grande empresa de criação de sites sabe fazer isto na perfeição.

Para aplicar o espaço em branco de forma correcta, é preciso primeiro compreendê-lo. É preciso não esquecer as propriedades estéticas do espaço em branco e como afectam a imagem do seu website. A sua empresa de criação de sites fará com que se recorde das diferentes divisões do espaço em branco.

Para saber mais sobre webdesign e a importância do espaço em branco, contacte uma boa empresa de criação de sites

Tags: , , , , ,



Quem leu este artigo também leu

Como funcionam as estratégias de marketing?

Estratégias de marketing
Saber Mais
O que é e para que serve o web analytics?

web analytics
Saber Mais
Criar site: o primeiro passo no mundo digital

Saber Mais
Precisa de ajuda? Fale já connosco!

Lamentamos mas de momento não estamos online. Deixe-nos uma mensagem e assim que possível entraremos em contacto consigo.

Prima ENTER para enviar mensagem