WWA - Web Winner Agency | Email da WWA info@wwinagency.com | Telemóvel da WWA 964 160 430

O que é e para que serve o web analytics?

Publicado em

web analyticsDesigna-se web analytics o processo de medição, recolha e análise de dados para a produção de relatórios sobre navegação em websites e a respetiva interação com os internautas. O principal objetivo desta área do marketing digital é compreender e otimizar a utilização de websites e páginas na Internet.

O web analytics é a principal ferramenta de trabalho dos marketeers, os especialistas em marketing digital que trabalham os websites dos clientes na Web. Só analisando muito bem o que se passa em cada página e na sequência de cada ação realizada se pode agir e reagir. Assim é potenciado o que foi bem feito e corrigido o que correu menos bem.

Qual a maior utilidade do web analytics?

Os dados são, aliás, a maior ferramenta de trabalho de qualquer especialista em marketing. Atualmente, quanto mais soubermos sobre um cliente ou potencial cliente, mais poderemos fazer para ir de encontro das suas necessidades. É importante ter em conta que as necessidades de um cliente hoje podem não ser as mesmas necessidades de amanhã. Por isso é necessário estar constantemente atualizado.

Em termos técnicos, a análise de dados online permite saber se determinada campanha de e-mail marketing ou nas redes sociais funcionou, quantos clientes converteram e que tipo de produtos ou serviços funcionaram melhor. Isso permite adaptar a oferta de uma empresa ao que os clientes realmente procuram.

Web analytics e marketing digital

No mundo digital moderno, onde tudo pode ser medido e reavaliado, os dados são essenciais. Por essa razão, o web analytics é uma ferramenta indispensável. Compilar, agrupar, segmentar e analisar dados são funções que tornam o web analytics essencial para o marketing digital.

A correção das campanhas é uma das funções mais preciosas desta poderosa ferramenta. Se a sua campanha foi mal direcionada, mal segmentada ou utilizou as ferramentas erradas, o web analytics permitirá dizer o que falhou e corrigir para voltar a fazê-la de forma correta.

Para saber mais sobre web analytics, consulte-nos.

Tags: ,



Quem leu este artigo também leu

Como funcionam as estratégias de marketing?

Estratégias de marketing
Saber Mais
Conheça as tendências de web design para 2017

Web Design
Saber Mais
Uma empresa de desenvolvimento de sites que conhece os seus clientes

Saber Mais
Precisa de ajuda? Fale já connosco!

Lamentamos mas de momento não estamos online. Deixe-nos uma mensagem e assim que possível entraremos em contacto consigo.

Prima ENTER para enviar mensagem