WWA - Web Winner Agency | Email da WWA info@wwinagency.com | Telemóvel da WWA 964 160 430

Marketing de conteúdos é «arma secreta» das empresas de SEO

Publicado em

O termo Marketing de Conteúdos é hoje um dos mais populares entre as empresas de SEO e marketing digital. Aquilo que pode fazer pelas empresas é muito importante, no entanto, há hoje outro termo tão ou mais essencial, mas que ainda não é tão divulgado: a Estratégia de Conteúdos.

livros e CDs

Os conteúdos são parte essencial do SEO

Há quem possa confundir os dois termos, mas a estratégia de conteúdos é algo mais abrangente e que inclui, numa das suas vertentes, o marketing de conteúdos. Uma das melhores formas de potenciar o seu negócio online será, em primeiro lugar, compreender as diferenças entre ambos e, em segundo, planear como os dois podem trabalhar em conjunto.

O que é a estratégia de conteúdos, segundo as empresas de SEO?

 

Trata-se do planeamento, implementação e gestão de conteúdos, escritos ou de qualquer outra forma. Ou, por outras palavras, o seu plano mestre para utilizar conteúdos em todos os aspectos do seu negócio.

Uma estratégia de conteúdos vai definir como os conteúdos onsite e offsite vão ser utilizados para atingir os objectivos de negócio das empresas. Uma boa estratégia de conteúdos responde às seguintes questões:

  • Porque vamos publicar um conteúdo?
  • Onde vamos publicar esse conteúdo?
  • Quando vamos disponibilizar esse conteúdo aos utilizadores?
  • Quem queremos que o veja?
  • Que reacções esperamos receber do conteúdo?
  • O que fazemos com o conteúdo depois de publicado?

 

Uma vez respondidas, temos ainda de nos debruçar sobre novas questões:

  • De que tipo de conteúdos as nossas audiências múltiplas necessitam?
  • Como devemos organizar e estruturar os nossos conteúdos?
  • Quem disponibiliza e mantém os nossos conteúdos?
  • Com que frequência são publicados?
  • Como a nossa audiência interage com os conteúdos?

 

mação com alvo

A estratégia de conteúdos deve ter em conta o marketing de conteúdos

O processo exige tempo, pesquisa, pensamento e planeamento estratégico. Uma estratégia de conteúdos eficaz permite saber o quê, porquê e como a sua empresa planeia utilizar os conteúdos para atingir os seus objectivos.

E o que é a estratégia de marketing de conteúdos?

 

O marketing de conteúdos, por seu turno, é uma abordagem suave de venda para atrair clientes e retê-los, através da criação de conteúdos relevantes e com significado para a audiência. É importante haver a combinação de técnicas de vendas com marketing orgânico.

Como lhe dirão as empresas de SEO, o truque é disfarçar tão bem os conteúdos que os clientes não se apercebam sequer de que estão a ser levados para a compra, percecionando que estão a ser apenas informados.

As peças de marketing de conteúdos são normalmente posts em blogs, «white papers», «case-studies», press-releases, inbound marketing, SEO e redes sociais, entre outros. A estratégia de marketing de conteúdos, no entanto, é apenas uma parte da estratégia de conteúdos, no seu todo.

Uma boa estratégia de marketing de conteúdos só pode ser plenamente potenciada quando assente numa estratégia de conteúdos suficientemente forte. Uma estratégia de conteúdos sólida é uma das ferramentas mais poderosas que as empresas de SEO podem utilizar para maximizar a notoriedade do seu negócio online.

Para saber mais sobre estratégia de conteúdos, consulte empresas de SEO. Fale com a WWA e agende uma reunião

Tags: , , , , , , ,



Quem leu este artigo também leu

O que procurar quando for hora de escolher uma Agência de Marketing Digital

Agência de Marketing Digital
Saber Mais
Estratégia para um Plano de Marketing Digital

Plano de Marketing Digital
Saber Mais
Sabe o que é o SEO e para que serve?

SEO
Saber Mais
Precisa de ajuda? Fale já connosco!

Lamentamos mas de momento não estamos online. Deixe-nos uma mensagem e assim que possível entraremos em contacto consigo.

Prima ENTER para enviar mensagem