WWA - Web Winner Agency | Email da WWA info@wwinagency.com | Telemóvel da WWA 964 160 430

Criação de websites: 3 formas para uma homepage eficaz

Publicado em

Se a sua empresa tem um website que não converte os seus visitantes, então é porque algo está errado na sua página web. Existem três vetores estratégicos que o seu website deve cumprir. Na altura da criação da sua página web, deve ter em conta estas três abordagens, sob pena de poder perder negócio. Isto porque, nos dias que correm, a criação de websites não passa apenas pelo webdesign, tem de ter em conta a usabilidade e a estrutura de conteúdos.

criação de websites

A criação de websites não é apenas webdesign

É mais fácil dizê-lo que fazê-lo, mas é muito importante seguir estas boas práticas de criação de websites o mais fielmente possível. Um dos erros primários que algumas empresas cometem é olharem para o seu website como um cartão de visita apenas e não uma moderna ferramenta de marketing. Esta abordagem de criação de websites impede o seu website de gerar conversões e fazer dinheiro, para falar curto e grosso. Porquê? Ora, vejamos…

Simplicidade acima de tudo é a chave para a criação de websites

 

A máxima «keep it simple» não podia estar melhor adaptada do que ao mundo do desenvolvimento de websites. Por vezes, a quantidade de pedidos, requisitos e exigências dos clientes levam a que criar um website simples seja uma tarefa impossível. A verdade é que um website quanto mais simples for, mais eficaz e lucrativo vai ser.

Segundo uma pesquisa levada a cabo recentemente pelo próprio Google e divulgada pela revista «Forbes», um utilizador define a beleza de um website em 1/50 de segundo. Essa pequena fração de tempo em que o internauta julga o conceito estético de uma página web faz com que os sites mais complexos sejam avaliados como menos agradáveis esteticamente.

Eis algumas dicas para tornar o seu website simples:

  • Remova os elementos desnecessários: faça uma avaliação crítica do seu website. Precisa mesmo do menu lateral? Os visitantes usam mesmo a caixa de pesquisa? O seu logotipo tem de aparecer em dois locais da página? Livre-se do máximo de ruído visual que puder.
  • Crie mais espaço em branco: a ausência de elementos gráficos é considerada, em si mesmo, uma forma de design. O espaço em branco permite que a mente respire e os olhos relaxem.
  • Faça benchmarking a outros websites, mas simplifique. As pessoas tendem a considerar mais agradável aquilo que lhes é familiar. Se os seus clientes estão habituados a determinado tipo de websites, não os desiluda. Faça o seu similar, mas mais simples e eficaz.

Depois de simples, torne o seu website mais intuitivo

 

criação de websites

O objetivo de qualquer website é a usabilidade

O objetivo de qualquer website é a usabilidade, ou seja, ser útil para o utilizador. A simplicidade é o primeiro passo para tornar o seu site mais intuitivo. Mas, no processo de criação de websites, há outras técnicas importantes:

  1. Defina o seu objetivo: para o seu website ter usabilidade, tem de saber o que pretende com a sua página web. Os utilizadores vão utilizá-lo para quê? Tem de definir muito bem o que quer que os seus utilizadores façam. A chave de um webdesign e desenvolvimento de websites eficaz é conhecer o seu objetivo, e segui-lo…
  2. Pergunte aos utilizadores o que procuram: fale com quem está a experimentar o seu website. Porque estão lá? O que procuram? Responder a estas questões é fundamental para o processo de desenvolvimento de sites correr bem.
  3. Reduza as opções: ter muitas opções reduz a eficácia. Retire tudo o que possa potencialmente distrair os utilizadores do seu website e terá uma página eficaz.

Pense em conversões desde o início

 

O objetivo do seu website deve ser levar os utilizadores a tomarem uma ação. Quer que os seus visitantes façam algo: leiam um artigo, descarreguem um eBook, comprem um produto, subscrevam uma newsletter. A sua homepage deve estar concebida para estas conversões, por isso tem de conter «call-to-action». A homepage é a página mais visitada de qualquer website, por isso desperdiçá-la não incluindo «call-to-action» é um erro crasso. Tenha isso em conta antes de pensar na criação de websites.

Há algumas formas de criar conversões na sua homepage:

  • Utilize um título proeminente e que apele à ação
  • Torne a sua Proposta Única de Valor uma parte importante do seu website
  • Insira um grande botão de «call-to-action» na parte superior da homepage

Todos os três elementos – simplicidade, usabilidade e conversões – estão interligados. Um website simples é mais eficaz e apela a uma única conversão. Os sites eficazes reduzem as escolhas, o que aumenta as conversões. Isso deve ser uma máxima durante o processo de criação de websites.

Curioso? Contate um dos nossos consultores para saber mais sobre criação de websites

Tags: , ,



Quem leu este artigo também leu

Como funcionam as estratégias de marketing?

Estratégias de marketing
Saber Mais
O que é e para que serve o web analytics?

web analytics
Saber Mais
Criar site: o primeiro passo no mundo digital

Saber Mais
Precisa de ajuda? Fale já connosco!

Lamentamos mas de momento não estamos online. Deixe-nos uma mensagem e assim que possível entraremos em contacto consigo.

Prima ENTER para enviar mensagem