WWA - Web Winner Agency | Email da WWA info@wwinagency.com | Telemóvel da WWA 964 160 430

As 5 maiores tendências na criação de websites em 2015

Publicado em

Criação de Websites

Como serão os websites em 2015?

Todos os anos as tendências de webdesign e criação de websites conhecem novos desenvolvimentos. A tecnologia e o know-how vão evoluindo e há sempre novas páginas web que surpreendem, rompendo com o «establishment» actual. Apresentamos-lhe 5 novas tendências que irão transformar o processo de desenvolvimento de websites em 2015.

 

1.     Criação de websites com scroll mais longo

 

Os sites tendem a ser cada vez mais longos e compridos, proporcionando um «never ending» scroll. Mas, essa tendência tem uma razão de ser. Segundo o site «The Next Web», à medida que os dispositivos móveis se vão expandindo e tornando mais comuns, os websites tendem a ser maiores e a privilegiar o scroll em vez dos links, especialmente nas homepages.

É bastante mais fácil para os utilizadores fazerem scroll com os seus dedos nos aparelhos móveis do que estar constantemente a clicar para encontrar informação. A página do iPhone 6, no website da Apple, é um bom exemplo, uma vez que é bastante longa para apresentar o produto de forma apelativa, com todas as suas vantagens e funcionalidades.

2.     Storytelling e interacção

 

Ter conteúdo extraordinário é crucial para o sucesso de qualquer website, mas saber contar uma boa história com esse conteúdo é ainda mais vantajoso. Uma das maiores tendências de webdesign e criação de sites será em torno da melhor forma de contar uma história aos utilizadores.

A interacção, por outro lado, quando utilizada correctamente e em conjunto com as animações, pode ter o efeito «wow» nos utilizadores.

3.     Aposta na simplicidade e remoção de elementos não essenciais

 

Outra das tendências no desenvolvimento de websites para 2015 será a aposta numa simplicidade extrema e na retirada de todos os elementos gráficos não considerados essenciais. Os webdesigners de última geração retiraram todos os elementos que são usuais na maioria dos websites, como cores de fundo, enormes quantidades de imagens e layouts sofisticados.

A aposta este ano será na simplicidade e em looks «clean» e simples e que se distingam da maioria, onde o excesso de elementos é a norma.

Desenvolvimento Web

Websites cada vez mais adaptados aos tablets

4.     Tipo de letra bastante largo

 

2015 terá como característica, em termos de webdesign e desenvolvimento de websites, títulos com corpo de letra muito grande e tipografia, por norma, maior do que o normal até à data. O corpo de letra maior será bastante utilizado este ano como forma de estabelecer uma hierarquia visual, ao assegurar que os leitores leem os títulos maiores primeiro.

5.     Menus principais escondidos

 

São cada vez mais os websites que apostam nesta estratégia de esconder os seus menus principais, disponibilizando-os aos utilizadores apenas quando estes estão prontos para seguir em frente e clicar.

Esta é também uma técnica de design responsivo que está a começar a ser aplicada a toda a extensão do website, em vez de apenas em pontos específicos. Esta estratégia segue um pouco a linha das apps para smarthphones e tablets.

Mais informações sobre criação de websites? Ligue-nos e agende uma reunião

Tags: , , ,



Quem leu este artigo também leu

Como funcionam as estratégias de marketing?

Estratégias de marketing
Saber Mais
O que é e para que serve o web analytics?

web analytics
Saber Mais
Criar site: o primeiro passo no mundo digital

Saber Mais
Precisa de ajuda? Fale já connosco!

Lamentamos mas de momento não estamos online. Deixe-nos uma mensagem e assim que possível entraremos em contacto consigo.

Prima ENTER para enviar mensagem