WWA - Web Winner Agency | Email da WWA info@wwinagency.com | Telemóvel da WWA 964 160 430

Desenvolvimento de websites: acessos móveis à Net ultrapassam desktops

Publicado em

símbolo de homepage

Acesso móvel à Web ganha cada vez mais avanço

O número de utilizadores da Internet exclusivamente em dispositivos móveis ultrapassou, pela primeira vez, o número de internautas que acedem à Web via desktops nos EUA, noticiou o ComScore. O relatório da ComScore adianta ainda que isso não significa que o acesso à Internet seja superior via dispositivos móveis, mas que o número de pessoas que usam os dois tipos de equipamentos está a aumentar. Esta é, no entanto, uma informação importante para quem se dedica ao desenvolvimento de websites.

Este é, apesar de tudo, um marco importante na expansão dos dispositivos móveis, permitindo prever como será o cenário num futuro próximo. A criação de websites terá, cada vez mais em conta, a adaptação de páginas web para dispositivos móveis.

Desenvolvimento de websites cada vez mais adaptado para aparelhos móveis

 

Se compararmos esta realidade com a que se verificava há um ano atrás, podemos verificar que o número de utilizadores únicos de desktops era quase o dobro do número de utilizadores únicos de equipamentos móveis. Este relatório representa, acima de tudo, um declínio dos desktops, mais do que uma subida exponencial dos aparelhos móveis.

O número de utilizadores únicos de desktops baixou de 19,1 por cento, em 2014, para pouco mais de 10,5 por cento, em 2015. Isso significa que esta população está a baixar mais rapidamente, em termos proporcionais, do que o aumento do número de utilizadores únicos de dispositivos móveis.

letras http://www

Estratégias web devem levar em conta estes dados

Este dado estatístico é também bastante relevante e significativo para o desenvolvimento de websites. Em primeiro lugar, porque prova que os dispositivos móveis estão a tornar-se cada vez mais populares para o acesso dos internautas à Internet. Em segundo, porque prova igualmente que a utilização de desktops está a decrescer.

Desktops caem mas não vão desaparecer para já

 

No entanto, é preciso não menosprezar o papel que os desktops ainda desempenham no dia-a-dia e no acesso à Web um pouco por todo o mundo. E esta variável também não pode ser desprezada pelas empresas de desenvolvimento de websites.

Este tipo de aparelhos não vai desaparecer do mercado tão depressa, sobretudo em países onde a tecnologia não anda tão depressa. Outro dado estatístico interessante revela que os consumidores ainda preferem os desktops para fazer compras online, como revela o acesso de 87 por cento do total de clientes do comércio digital, efectuado através de desktops.

Utilizadores navegam em mobilidade mas compram online em desktops

 

Por outro lado, 60 por cento do total de tempo gasto em compras online é efectuado via dispositivos móveis. Isto leva-nos a concluir que o computador «desktop» não vai morrer tão cedo, mas são cada vez menos as pessoas que recorrem a este tipo de equipamentos como fonte primária de acesso à Internet.

Os programadores e responsáveis de empresas de desenvolvimento de websites devem levar estes dados em conta quando traçam a estratégia e o planeamento para a criação de websites dos seus clientes.

Precisa de aconselhamento sobre desenvolvimento de websites? Veio ao sítio certo

Tags: , ,



Quem leu este artigo também leu

Como funcionam as estratégias de marketing?

Estratégias de marketing
Saber Mais
O que é e para que serve o web analytics?

web analytics
Saber Mais
Criar site: o primeiro passo no mundo digital

Saber Mais
Precisa de ajuda? Fale já connosco!

Lamentamos mas de momento não estamos online. Deixe-nos uma mensagem e assim que possível entraremos em contacto consigo.

Prima ENTER para enviar mensagem