WWA - Web Winner Agency | Email da WWA info@wwinagency.com | Telemóvel da WWA 964 160 430

Cortesia da nossa agência de marketing digital: dicas de SEO para principiantes!

Publicado em

seo

SEO é arma das agências de marketing digital

O Search Engine Optimization (SEO) é um conjunto de estratégias que visam melhorar o posicionamento de qualquer website nos resultados das pesquisas nos motores de busca. O SEO é hoje essencial a qualquer empresa e entrou definitivamente no vocabulário dos portugueses. Para quem está a dar os primeiros passos no mundo do SEO, há algumas dicas «obrigatórias» a seguir. Embora o ideal seja contratar uma agência de marketing digital, é desejável que os empresários também saibam em que cenário se movem.

1.     Quais as palavras-chave a utilizar pela agência de marketing digital?

 

Se nos primórdios do SEO, as palavras-chave eram muito simples e curtas, com a multiplicação de páginas web e agências de marketing digital, passaram a ser mais complexas. Actualmente, o mais desejável é recorrer às chamadas «long tail», palavras-chave mais longas, compostas por expressões relativas ao negócio das empresas clientes. Se no início, optimizaríamos a palavra «computadores», hoje já teríamos de optimizar «assistência informática em Lisboa», por exemplo.

Como qualquer agência de marketing digital lhe confirmará, a densidade de palavras-chave é outra variável a ter em consideração na elaboração dos textos. Sem cair no erro de elaborar textos sem nexo ou com recurso ao «keyword stuffing», a palavra-chave deve aparecer um número de vezes correspondente entre 2 a 5% do texto.

Para que a escolha das palavras-chave seja o mais acertado possível, uma boa agência de marketing digital recorre a ferramentas informáticas como o Keyword Planner, do Google, que permite, inclusive comparar-se aos seus concorrentes.

2.     «Anchor Text»

 

O Anchor Text é o texto que fica dentro de um link, ou seja, aquilo que o utilizador vê quando vai clicar no link. O Anchor Text é uma das vertentes mais importantes do SEO. Como a sua agência de marketing digital já lhe deve ter dito, os motores de busca dão uma enorme importância ao Anchor Text, que ajuda a melhorar o ranking do respectivo website.

Isto porque o Google pretende oferecer os melhores resultados aos seus utilizadores, e um Anchor Text fiel ao que os internautas procuram melhora a experiência de utilização. Uma premissa a seguir é NUNCA recorrer aos famosos «Veja AQUI» ou «Clique AQUI». Quanto mais específico for o Anchor Text, melhor será o posicionamento do website da sua empresa. Confira com a sua agência de marketing digital, o Anchor Text das duas páginas.

Um bom exemplo: visualizar <a href=”>agencia de marketing digital</a>.

3.     URL amigável

 

SEO

Os URL são parte importante do SEO

Quanto mais amigáveis forem os URL das páginas do seu website, melhor ele será posicionado nos motores de busca. O URL é a indicação para o Google do conteúdo que cada página do seu website tem. A sua agência de marketing digital deverá ter em conta o URL de cada página.

Um bom exemplo: www.wwinagency.com/o-que-fazemos-marketing-digital

 

Um mau exemplo: www.website.pt/ag&ncia.php?id=2

 

Para criar URL amigáveis, basta recorrer, no caso das plataformas em WordPress, à opção «permalinks» e colocar um URL correspondente ao conteúdo. No caso de outras plataformas, é necessário consultar a sua agência de marketing digital, pois já obriga a alguns conhecimentos de programação.

4.     Imagens

 

O nome da imagem deve ser similar ao nome do artigo ou, ainda melhor, da palavra-chave a optimizar. Se o nome da imagem for indiferente ou apenas um conjunto de números, essa imagem não vai contar em termos de SEO. Se, pelo contrário, for, por exemplo, «agência de marketing digital», essa imagem terá muito mais hipótese de ser indexada pelos motores de busca.

O «alt» da imagem deve também ser utilizado, preferencialmente com a palavra-chave do artigo correspondente. O atributo «alt» é o texto que substitui a imagem quando esta, por qualquer razão, não pode ser mostrada.

5.     «Carregamento» do site

 

Tal como qualquer agência de marketing digital, os motores de busca gostam de sites rápidos, ou seja, páginas que demorem pouco tempo a «carregar» e a ficar acessíveis aos utilizadores. Quanto mais instantâneo for o «carregamento», melhores possibilidades de ficar bem posicionado terá esse website.

O tempo de «carregamento» de um website pode ser influenciado por diversas variáveis, nomeadamente o alojamento, a quantidade e «peso» das imagens e outros ficheiros multimédia. A sua agência de marketing digital deve analisar este tempo para corrigir o que estiver errado.

Tags: , , ,



Quem leu este artigo também leu

O que procurar quando for hora de escolher uma Agência de Marketing Digital

Agência de Marketing Digital
Saber Mais
Estratégia para um Plano de Marketing Digital

Plano de Marketing Digital
Saber Mais
A importância da comunicação digital para o negócio das PME

Comunicação Digital
Saber Mais
Precisa de ajuda? Fale já connosco!

Lamentamos mas de momento não estamos online. Deixe-nos uma mensagem e assim que possível entraremos em contacto consigo.

Prima ENTER para enviar mensagem