WWA - Web Winner Agency | Email da WWA info@wwinagency.com | Telemóvel da WWA 964 160 430

E se as eleições nos EUA fossem decididas por uma agência de marketing digital?

Publicado em

agencia de marketing digitalO poder das pesquisas no Google é já tão grande que há quem defenda – e não, não é uma agência de marketing digital – que os resultados das pesquisas do motor de busca podem influenciar decisivamente as eleições presidenciais norte-americanas do ano que vem.

Os investigadores do American Institute for Behavioral Research and Technology elaboraram um estudo, que concluiu que uma nova tendência, denominada Search Engine Manipulation Effect (SEME), tem a capacidade de mudar as opiniões dos eleitores indecisos em 20% ou mais, divulgou a revista Fortune. Este é o poder que qualquer agência de marketing digital sempre sonhou ter.

SEME é o sonho de qualquer agência de marketing digital

 

Segundo a prestigiada revista norte-americana, os investigadores concluíram que, se o algoritmo de pesquisa do Google mostrar mais resultados positivos do que negativos para um determinado candidato, os internautas terão uma melhor opinião acerca desse político. E esta é uma conclusão que pode dar muito que falar em qualquer agência de marketing digital.

Este tipo de influência pode efectivamente virar resultados eleitorais, já que, nos EUA, as presidenciais são decididas por margens muito pequenas. Há quem defenda que é muito poder para uma só empresa. «O SEME é virtualmente invisível como forma de influência social, porque o seu efeito é muito vasto e porque não há regulação que impeça o Google de utilizar esta técnica, por isso pode ser uma ameaça», relataram os autores do estudo.

Por seu turno, o Google respondeu que «proporcionar as respostas mais relevantes tem sido a mais-valia do Google relativamente às pesquisas na Web desde o início». O gigante da Internet disse ainda à Fortune que «se alterássemos o rumo das pesquisas, isso iria minar a confiança dos utilizadores nos nossos resultados».

Terá o Google o poder real de mudar a opinião dos utilizadores?

 

agencia de marketing digitalPor outras palavras, isso significa que é discutível o facto de o Google ter ou não poder para alterar resultados eleitorais. Qualquer boa agência de marketing digital quer crer que tem. Mas, isso significa também que, mesmo que o conseguisse, o Google não iria arriscar a sua reputação abdicando desse poder.

O estudo dá que pensar, sobretudo, num mundo cada vez mais digital e onde as pesquisas na Internet ditam o destino de quase tudo, daí o poder cada vez maior de qualquer agência de marketing digital.

Se os resultados das pesquisas do Google pudessem influenciar uma decisão tão importante como a do candidato em quem votar no seu país, imagine a influência que têm na decisão de compra de um produto ou serviço. É isso que a nossa agência de marketing digital continua a defender e a difundir um pouco por todo o país.

Faça um exercício: procure no Google pela sua empresa e veja que tipo de resultados aparecem. São positivos ou negativos? «Votaria» na sua empresa após ver o que surge nos resultados dessa pesquisa?

Tags: , , ,



Quem leu este artigo também leu

O que procurar quando for hora de escolher uma Agência de Marketing Digital

Agência de Marketing Digital
Saber Mais
Estratégia para um Plano de Marketing Digital

Plano de Marketing Digital
Saber Mais
A importância da comunicação digital para o negócio das PME

Comunicação Digital
Saber Mais
Precisa de ajuda? Fale já connosco!

Lamentamos mas de momento não estamos online. Deixe-nos uma mensagem e assim que possível entraremos em contacto consigo.

Prima ENTER para enviar mensagem