WWA - Web Winner Agency | Email da WWA info@wwinagency.com | Telemóvel da WWA 964 160 430

As principais métricas de redes sociais que deve conhecer

Publicado em

Para conseguir obter bons resultados nas suas campanhas online, convém que conhecer bem as redes sociais. Mas, ainda mais importante que isso, é que delineie uma boa estratégia de redes sociais e que compreende as suas métricas!

Claro que se não compreende o que quero dizer quando falo de métricas de redes sociais, então é realmente necessário que leia este artigo!

 

O que são métricas em redes sociais?

As métricas para redes sociais servem para medir o resultado das suas acções online. Através de dados que ajudam a entender o comportamento e o perfil do utilizador, as tendências do mercado e outras variáveis. Além de ajudar o gestor de redes sociais a perceber se o planeamento de acções está a funcionar e a gerar os resultados esperados.

 

Principais métricas de Redes Sociais:

Taxa de Engagement

Dado que revela quantas pessoas se envolveram com a sua publicação, por meio de likes, comentários e partilhas de publicações.

Para calcular a taxa de engagement, normalmente, é necessário saber ao certo o número de interações (likes, comentários, partilhas) e dividir pelo número de impressões (alcance).

 

Alcance Orgânico

O alcance orgânico conta quantas pessoas foram atingidas pelos seus posts naturalmente, sem que gaste dinheiro. Esta métrica relaciona-se diretamente com os algoritmos das redes sociais, que são os critérios que vão definir se um certo conteúdo é relevante e será “entregue” a um determinado tipo de user.

 

Taxa de Rejeição

A Taxa de Rejeição (Bounce Rate) pode ser o percentual de users que realizaram uma sessão de uma página (no caso de um site), mas também se pode aplicar ao número de pessoas que bloqueiam o seu conteúdo no feed, tiram o like da sua página ou denunciam-no como SPAM (no caso de ser uma fanpage no Facebook).

Essa métrica é importante porque ela mostra quantas pessoas estão rejeitando e estão incomodadas com as suas publicações nas mídias sociais ou com a página de entrada do seu site. Caso isso esteja acontecendo com muita frequência, é sinal de que a sua disponibilização de conteúdo deve ser repensada para proporcionar uma melhor experiência para o usuário.

 

Taxa de Cliques

A Taxa de Cliques (CTR) também é uma boa métrica de redes sociais para observar o desempenho das suas publicações, avaliando quem visualiza o seu conteúdo, clica e interage com ele.

Para descobrir a sua taxa de cliques, basta ver o número de cliques que a publicação recebeu e dividir pelo número de impressões.

 

Como posso medir toda esta informação?

Os resultados destas métricas estão presentes no painel de informações e de análises da rede social que utiliza.

Caso tenha muitos clientes e se administrar vários perfis e contas, analisar cada métrica, de cada rede social será uma tarefa árdua.

Tenha sempre em mente que, apesar do que lhe possam dizer, não há uma única estratégia de Marketing Digital perfeita para todas as áreas.

A nossa área tem que ser feita através da velha tentativa e erro, só assim podemos aprender o que se deve de fazer com as nossas redes sociais!

Tags: , ,



Quem leu este artigo também leu

Novas Atualizações no Feed de Notícias do Facebook

Atualizações no Feed de Notícias do Facebook
Saber Mais
Já conhece as maiores novidades do Facebook em outubro?

As maiores novidades do facebook em Outubro
Saber Mais
Porque as empresas devem anunciar no Instagram?

anunciar no Instagram
Saber Mais
Precisa de ajuda? Fale já connosco!

Lamentamos mas de momento não estamos online. Deixe-nos uma mensagem e assim que possível entraremos em contacto consigo.

Prima ENTER para enviar mensagem