WWA - Web Winner Agency | Email da WWA info@wwinagency.com | Telemóvel da WWA 964 160 430

Os 5 maiores pesadelos das empresas que criam sites

Publicado em

empresas que criam sitesA vida das empresas que criam sites não é fácil. Para o cliente, pode parecer que tudo é simples, rápido e fácil, mas a realidade é bem diferente. As pessoas por trás do ecrã – os programadores – trabalham horas a fio, de dia e de noite, para resolver problemas dos clientes, muitas vezes sem dormir. No entanto, o reconhecimento é quase nulo, como se fosse uma obrigação tudo estar sempre perfeito.

O mundo da Web não é, no entanto, simples e podem surgir inúmeros problemas que podem afectar os websites das empresas. É importante ter um suporte atento e solícito, mas ninguém faz milagres. Para ter uma pequena ideia dos problemas que podem surgir às empresas que criam sites, aqui fica uma lista de alguns dos seus piores pesadelos.

Porque a vida das empresas que criam sites não é fácil?

 

1. Reparar os códigos complexos de outros programadores

Os websites têm a marca do seu criador, as suas características e propriedades. Um dos maiores problemas para as empresas que criam sites é recuperar o código deixado por outros programadores nos sites trazidos pelos clientes. O problema surge porque os programadores, como os escritores, têm o seu próprio estilo de codificação.

 

2. Os bugs aparecem no pior momento possível

Após semanas de programação, finalmente vai apresentar o website ao cliente. E, nessa altura, surge um bug, que coloca a visão perfeita do projecto no caixote do lixo. Na verdade, isso pode acontecer a qualquer um – até aos programadores geniais do Facebook ou do Twitter – e é solucionável, mas causa uma péssima impressão.

 

3. O bug está na «library»

empresas que criam sitesPior do que surgir um bug é ele estar, não no código, mas numa das «libraries» utilizadas pelas empresas que criam sites. Frequentemente, os programadores baseiam-se em múltiplas «libraries» para construir o site, sendo até possível utilizar a mesma «library» para múltiplos projectos.

Quando o bug que afecta o site está numa das libraries, as opções para o remover são todas complicadas. Se o programador quiser corrigir a «library» ele próprio, vai ter um trabalho imenso, que vai demorar um tempo infinito. Se, por outro lado, substituir a «library» por outra, vai ter de reescrever quilómetros de código para que tudo volte a funcionar correctamente.

 

4. Perdeu os dados e não há «backup»

Este é um pesadelo que qualquer um consegue imaginar, nem precisa de ser programador. Quando as empresas que criam sites se veêm confrontadas com uma situação do género, a única coisa a fazer é retornar ao último «backup» e manter a calma. Depois, é fazer tudo de novo. Deve ter especial atenção aos «backups» e fazer cópias em vários locais diferentes.

 

5. O «especialista» pode fazer tudo

Os clientes das empresas que criam sites têm a ideia errada de que os programadores podem tudo, conseguem fazer tudo e em tempo recorde. Afinal, são especialistas pagos a peso de ouro. Este é um pesadelo que vai demorar a passar, talvez só com a mudança de mentalidades. Não há outra hipótese senão aguentar firme!

Quer saber mais sobre empresas que criam sites? Contacte-nos e agende uma reunião

 

Tags: , , , , , ,



Quem leu este artigo também leu

Como funcionam as estratégias de marketing?

Estratégias de marketing
Saber Mais
O que é e para que serve o web analytics?

web analytics
Saber Mais
Conheça as tendências de web design para 2017

Web Design
Saber Mais
Precisa de ajuda? Fale já connosco!

Lamentamos mas de momento não estamos online. Deixe-nos uma mensagem e assim que possível entraremos em contacto consigo.

Prima ENTER para enviar mensagem