WWA - Web Winner Agency | Email da WWA info@wwinagency.com | Telemóvel da WWA 964 160 430

Search Engine Marketing – uma boa aposta para a sua empresa?

Publicado em

O SEM (Search Engine Marketing), inclui o SEO (Search Engine Optimization) e o SEA (Search Engine Advertising ou Google Adwords), ou seja é um mix de otimização e publicidade nos motores de busca. No SEM estes complementam-se, na medida em que por um lado o SEO deverá ser pensado e implementado numa perspetiva de médio e longo prazo e o Google Adwords deverá ser pensado e implementado para o curso prazo e ações sazonais.

No quadro abaixo poderá facilmente analisar as diferenças entre o SEO e o SEA, num plano de SEM:

SEM (Search Engine Marketing)

SEO                              vs                                SEA
Escalável
Mais fácil
Relevante
Resultados imediatos
Sustentável
Medição do ROI c/ exatidão
Resultados a médio/ longo prazo
Mais caro a longo prazo
Mais Técnico
Menos Técnico
Maior ROI a longo prazo
Banners na Rede Display
Mais difícil e trabalhoso
Custo por clique

O Gestor de campanha de Search Engine Marketing, deverá ter vários critérios em atenção, desde logo, fazer uma análise prévia à empresa e atividade, passando pelo mercado onde atua ou espera vir a atuar, revendo as suas várias componentes, como a concorrência ou tendências, entre outras. Após uma eficiente recolha destes dados, será a altura de pensar na estratégia a seguir.

Coloca-se então a questão:

Vou implementar  Search Engine Marketing para a minha empresa ter resultados imediatos, ou a médio e longo prazo?

 

Se a sua nova estratégia passa por ter um posicionamento no topo da lista de resultados nos motores de busca, dada a sua importância para a maioria das atividades empresariais, então o melhor será começar o quanto antes possível um plano de SEM.
O ideal será começar já um programa de Search Engine Marketing, com o SEO, que poderá demorar entre 6 meses e 1 ano a ter resultados de grande relevo no topo dos motores de busca, nomeadamente no Google. Essa subida deverá ser escalável, relevante e sustentável, fácilmente visível como um vetor em ascensão num gráfico do Google Analytics.
Paralelamente e numa fase inicial do programa de Search Engine Marketing haverá um reforço de campanhas de Google Adwords, com um objetivo de assegurar resultados imediatos, este investimento deverá ser descendente e compensado com a subida dos resultados oriundos do SEO.
No Search Engine Marketing o objetivo analítico visto num gráfico, deverá ter duas linhas que se cruzam o quanto antes possível, sendo que a linha que sobe representa o SEO e a linha que desce o SEA. Posteriormente deverão ser efetuadas campanhas de Google Adwords sempre que necessário, tendo como objetivo, resultados de posicionamento sazonais e muito rápidos.
Este programa deverá ser constantemente monitorizado pelo gestor de campanha do Search Engine Marketing, analisando os eventuais desvios em relação aos KPI´s previamente definidos com o seu cliente.

Um programa de Search Engine Marketing feito com sucesso, trará seguramente boas mais valias para a sua empresa.

Bons negócios !



Quem leu este artigo também leu

A importância da Estratégia Digital

Saber Mais
Precisa de ajuda? Fale já connosco!

Lamentamos mas de momento não estamos online. Deixe-nos uma mensagem e assim que possível entraremos em contacto consigo.

Prima ENTER para enviar mensagem