WWA - Web Winner Agency | Email da WWA info@wwinagency.com | Telemóvel da WWA 964 160 430

SEO: devemos esconder ficheiros do nosso site do Google?

Publicado em

O ficheiro «robot.txt» é muito ponderoso quando trabalhamos no SEO de um website, por isso deve ser utilizado com bastante cuidado. Este ficheiro permite negar o acesso dos motores de busca a determinados ficheiros e pastas de um website, daí a sua importância. Ao longo dos anos, o Google e outros motores de busca alteraram bastante a forma como analisam a Internet, por isso as práticas mais antigas de SEO já não são válidas nos dias que correm.

SEO: robot.txt

É preciso cuidado com uso de ficheiros robot.txt

O Google já não analisa apenas o HTML de um website, desprezando o estilo e o JavaScript. Atualmente, o mais popular dos motores de busca analisa tudo e verifica todas as páginas do seu website, na totalidade. Isto significa que negar o acesso a ficheiros CSS ou JavaScript é uma prática que não agrada nada ao Google.

Usar e abusar do ficheiro «robot.txt» pode prejudicar o SEO

 

Aquela prática antiga de dispor de um ficheiro «robot.txt» que bloqueava o acesso a diretórios e a «plugins» já não é válida. Além disso, se bloquear um URL com o «robot.txt» do seu website, os motores de busca não analisarão essas páginas. Isso significa que também não poderão atribuir a pontuação relativa ao valor do respetivo link a esse URL.

Por isso, se tiver uma seção no seu website que prefira não mostrar nos resultados das pesquisas dos motores de busca, mas essa seção tem muitas ligações, o melhor é não recorrer ao ficheiro «robot.txt». Em vez disso, deve recorrer antes a uma «robot meta tag» com um valor no índex, follow. Dessa forma, permitirá aos motores de busca atribuírem convenientemente o valor do link a essas páginas do seu website.

Bloquear acesso a um website pode não ser uma boa ideia

 

SEO: Google

Solução está no Google Webmaster Tools

Um bom conselho é que entre no Google Webmaster Tools e na opção Crawl → Fetch as Google, e faça o seguinte: se a página contiver erros ou aparecer desformatada, remova as linhas que bloqueiam o acesso a esses URLs do seu ficheiro «robot.txt».

Muitas pessoas questionam-se se é aconselhável bloquear o ficheiro «/wp-admin», para negar o acesso ao website. É uma questão sensível, até porque se o bloquearmos, mas acedermos algumas vezes, as pessoas poderão encontrar o seu website na mesma, bastando para tal introduzir o comando «inurl:wp-admin».

Estas pequenas dicas poderão não ser, à partida, muito importantes para a maioria das pessoas, mas podem ser determinantes para o sucesso da estratégia de SEO de um website. Se não sabe exatamente como proceder, aconselhe-se junto de uma agência de marketing digital credenciada antes de tomar qualquer opção.

Quer saber mais sobre SEO e estratégias de marketing digital? Contate-nos e agende uma reunião

Tags: , , , , ,



Quem leu este artigo também leu

O que procurar quando for hora de escolher uma Agência de Marketing Digital

Agência de Marketing Digital
Saber Mais
Estratégia para um Plano de Marketing Digital

Plano de Marketing Digital
Saber Mais
Sabe o que é o SEO e para que serve?

SEO
Saber Mais
Precisa de ajuda? Fale já connosco!

Lamentamos mas de momento não estamos online. Deixe-nos uma mensagem e assim que possível entraremos em contacto consigo.

Prima ENTER para enviar mensagem