WWA - Web Winner Agency | Email da WWA info@wwinagency.com | Telemóvel da WWA 964 160 430

Sites responsivos

Provavelmente já ouviu falar neste termo, mas sabe ao certo o que é um site responsivo? Pois bem, nós explicamos.

Nos dias que correm, todos usam a Internet, mas nem todos o fazem da mesma forma. Cada vez mais, os clientes querem visitar um website e experienciar algo que vá de encontro às suas necessidades reais. É aqui que entra a importância de um site responsivo.

Aumento dos internautas em mobilidade na base dos sites responsivos

sites responsivos, criação de sites responsivosNo início de 2014, o número de utilizadores que acedia à Web através de dispositivos móveis ultrapassava, pela primeira vez, o número de utilizadores de desktops. A principal diferença dos equipamentos móveis é a enorme diversidade de dimensões de ecrãs que apresentam. Isto fez com que os websites nunca mais pudessem ter um número fixo de píxeis.

Os websites não responsivos, isto é, que não estão adaptados aos dispositivos móveis, obrigam a que o utilizador faça scroll na vertical e na horizontal, tornando muito desagradável a leitura e a navegabilidade. O tamanho das imagens é desproporcionado e o tempo de carregamento dos ficheiros é incomportável.

Os sites responsivos ajusta-se automaticamente a qualquer ecrã, independentemente da sua dimensão, reorganizando o conteúdo com base no tamanho do dispositivo. O conteúdo também pode precisar de ser reescrito, para poder ser lido com eficácia nos equipamentos mais pequenos. É o chamado micro-copywriting. As imagens têm de ser também bastante mais pequenas.

O segredo de bons sites responsivos

O segredo dos sites responsivos é proporcionar uma excelente experiência de navegação aos utilizadores, ao antecipar as suas necessidades.

  • Pense nos utilizadores móveis primeiro: à medida que o número de utilizadores móveis aumenta, o design para dispositivos móveis passa a ser o mais importante. Ao criar um design para dispositivos mais pequenos, estaremos a focalizar-nos no conteúdo mais importante, em primeiro lugar. É mais fácil fazer mais pequeno e depois aumentar do que eliminar conteúdos que consideramos essenciais.
  • Pense mais à frente: ao colocarmo-nos na pele dos clientes, conseguimos redimensionar melhor os nossos conteúdos. É necessário antecipar as necessidades dos utilizadores.
  • Acrescente de forma apropriada: ao passar dos pequenos smartphones para os tablets, é importante acrescentar conteúdo sem comprometer a velocidade. Essa é a grande virtude dos  sites responsivos.
  • Aumente de forma faseada: após o lançamento, pode acrescentar conteúdo extra e ver como afecta o tráfego ao website. Após lançar o seu site responsivo, a adaptação a alterações futuras são muito mais simples.

Para saber como criar um site responsivo, agende uma reunião com a WWA

Precisa de ajuda? Fale já connosco!

Lamentamos mas de momento não estamos online. Deixe-nos uma mensagem e assim que possível entraremos em contacto consigo.

Prima ENTER para enviar mensagem