WWA - Web Winner Agency | Email da WWA info@wwinagency.com | Telemóvel da WWA 964 160 430

SEO: devemos esconder ficheiros do nosso site do Google?

Publicado em

O ficheiro «robot.txt» é muito ponderoso quando trabalhamos no SEO de um website, por isso deve ser utilizado com bastante cuidado. Este ficheiro permite negar o acesso dos motores de busca a determinados ficheiros e pastas de um website, daí a sua importância. Ao longo dos anos, o Google e outros motores de busca alteraram bastante a forma como analisam a Internet, por isso as práticas mais antigas de SEO já não são válidas nos dias que correm.

SEO: robot.txt

É preciso cuidado com uso de ficheiros robot.txt

O Google já não analisa apenas o HTML de um website, desprezando o estilo e o JavaScript. Atualmente, o mais popular dos motores de busca analisa tudo e verifica todas as páginas do seu website, na totalidade. Isto significa que negar o acesso a ficheiros CSS ou JavaScript é uma prática que não agrada nada ao Google.

Usar e abusar do ficheiro «robot.txt» pode prejudicar o SEO

 

Aquela prática antiga de dispor de um ficheiro «robot.txt» que bloqueava o acesso a diretórios e a «plugins» já não é válida. Além disso, se bloquear um URL com o «robot.txt» do seu website, os motores de busca não analisarão essas páginas. Isso significa que também não poderão atribuir a pontuação relativa ao valor do respetivo link a esse URL.

Por isso, se tiver uma seção no seu website que prefira não mostrar nos resultados das pesquisas dos motores de busca, mas essa seção tem muitas ligações, o melhor é não recorrer ao ficheiro «robot.txt». Em vez disso, deve recorrer antes a uma «robot meta tag» com um valor no índex, follow. Dessa forma, permitirá aos motores de busca atribuírem convenientemente o valor do link a essas páginas do seu website.

Bloquear acesso a um website pode não ser uma boa ideia

 

SEO: Google

Solução está no Google Webmaster Tools

Um bom conselho é que entre no Google Webmaster Tools e na opção Crawl → Fetch as Google, e faça o seguinte: se a página contiver erros ou aparecer desformatada, remova as linhas que bloqueiam o acesso a esses URLs do seu ficheiro «robot.txt».

Muitas pessoas questionam-se se é aconselhável bloquear o ficheiro «/wp-admin», para negar o acesso ao website. É uma questão sensível, até porque se o bloquearmos, mas acedermos algumas vezes, as pessoas poderão encontrar o seu website na mesma, bastando para tal introduzir o comando «inurl:wp-admin».

Estas pequenas dicas poderão não ser, à partida, muito importantes para a maioria das pessoas, mas podem ser determinantes para o sucesso da estratégia de SEO de um website. Se não sabe exatamente como proceder, aconselhe-se junto de uma agência de marketing digital credenciada antes de tomar qualquer opção.

Quer saber mais sobre SEO e estratégias de marketing digital? Contate-nos e agende uma reunião

Tags: , , , , ,



Quem leu este artigo também leu

As 3 principais tendências de marketing digital para 2019

As 3 principais tendências de marketing digital para 2019
Saber Mais
LinkedIn para Empresas, será que funciona?

Linkedin para Empresas, será que funciona?
Saber Mais
O que é o Google Trends?

O que é o Google Trends?
Saber Mais
Precisa de ajuda? Fale já connosco!

Lamentamos mas de momento não estamos online. Deixe-nos uma mensagem e assim que possível entraremos em contacto consigo.

Prima ENTER para enviar mensagem