Minimalismo está para durar no webdesign: empresas de sites agradecem
Agosto 12, 2015Websites para PME: deixe nas mãos da sua empresa de marketing digital
Agosto 18, 2015O webdesign é extremamente importante para a usabilidade e a notoriedade de um website. Além disso, é também algo muito pessoal e em os clientes de qualquer empresa de sites gostam de dar inputs. Há, no entanto, tendências que têm de ser seguidas para que os websites sejam melhor indexados pelos motores de busca e sejam mais atractivos para os visitantes.
Alterações que a sua empresa de sites lhe dirá para implementar
1. Os gestos são os novos clicks
Actualmente, é bastante mais fácil fazer scroll do que clicar. Nos dispositivos móveis, é possível fazer scroll largamente com o polegar, mas é bastante mais difícil clicar num ícone específico. No fundo, é precisamente o contrário do que acontece num desktop. Como tal, é expectável que cada vez mais websites sejam concebidos à volta do scroll, primeiro, e só depois em torno dos clicks. Um conselho útil para qualquer empresa de sites.
Esta tendência deverá continuar e até acentuar-se, à medida que os dispositivos móveis forem tomando conta do mercado. Os websites modernos têm pouco onde clicar e muito mais scroll. É por isso compreensível que toda e qualquer empresa de sites aposte menos em links e mais em botões, nomeadamente áreas clicáveis maiores e páginas mais compridas.
2. Utilizadores mais rápidos, websites mais simples
Qualquer jovem é hoje um especialista na Internet. Tudo é mais rápido e a maioria dos utilizadores tornou-se bastante impaciente. Uma empresa de sites tem de interiorizar que os websites são forçados a ser mais rápidos e mais facilmente compreensíveis. Os designs mais simples são mais fáceis de «scannar», logo mais fácies de apreciar.
O design flat é apenas o começo. A tendência real é rumo à simplicidade e ao imediato e deve prolongar-se bem para além de 2015. Qualquer empresa de sites deve ter isto em mente.
3. O pixel está morto
Quase toda a Internet é concebida com imagens que têm metade da resolução de um ecrã moderno e não são escaláveis. Os browsers modernos são propícios às imagens vectoriais. Esta tendência está bem presente no Google Material Design. Este website carrega mais rapidamente e consegue escalar os ícones para qualquer dimensão sem perder qualidade.
A tecnologia já existe, mas é preciso tempo para que os profissionais do webdesign de qualquer empresa de sites alterem os seus hábitos para criarem para ecrãs com maior qualidade.
4. As animações estão de volta
O design plano começa a parecer demasiado consistente, até mesmo aborrecido. As animações ajudam um website a sobressair e a inserir mais informação em menos espaço. Por outro lado, as apps redefiniram as expectativas dos utilizadores, recorrendo ao movimento para acrescentar significado. Esta tendência começa também a ser seguida por toda e qualquer empresa de sites.
As novas tecnologias como as animações CSS tornam mais fácil desenvolver designs sem plugins ou problemas de velocidade e compatibilidade. As animações GIF também estão de volta e estão a ser surpreendentemente eficazes.
5. Saturação social e a expansão do direct e-mail
As redes sociais têm tido um enorme sucesso, mas muitos produtores de conteúdo estão a ficar descontentes. O problema é a saturação. Como milhões de posts diários, o Facebook já descobriu quais os posts de que os utilizadores mais gostam e apresenta apenas esses. Isso significa que o seu post vai sendo visto por cada vez menos seguidores.
Embora as redes sociais não desapareçam em breve, vemos aparecer alguns blogs bastante populares, uma tendência à atenção de qualquer empresa de sites. Por outro lado, as listas de e-mails estão a voltar em força. O e-mail tem uma grande vantagem sobre as redes sociais: uma maior percentagem de utilizadores vai ver que os enviou. Esta tendência deverá acentuar-se nos próximos anos.
Qualquer empresa de sites deve saber que o mobile vai tornar-se a principal forma de acesso à Internet, por isso os websites responsivos e com grande aposta no scroll vão ser cada vez mais solicitados. O design plano pode estar em todo o lado, mas a tendência real é que os sites mais simples são mais rápidos e gratificantes para os utilizadores.
Um conselho para qualquer empresa de sites: a simplicidade não é apenas uma moda, é o futuro. Com o tempo, a diferença entre uma app e um website pode até desaparecer por completo.
Para saber mais sobre websites e apps, contacte a nossa empresa de sites.