Todas as empresas de websites sonham em oferecer aos seus clientes websites com conteúdo hiper-relevante e muito dinâmico, que promova o envolvimento e a conversão de qualquer visitante que chegue ao respetivo site. A personalização de websites vai tornar-se por isso, muito em breve, uma realidade universal.
Algumas empresas de websites estão já a antecipar esta revolução, apostando forte no conteúdo dinâmico. Segundo estatísticas recentes, 94 por cento das empresas concordam que a personalização das páginas web é um fator crítico de negócio, atual e futuro.
Isso não deve constituir surpresa, sobretudo tendo em conta que 40 por cento dos consumidores finais compram mais quando a sua experiência Web é personalizada. Mas, que tipo de estratégias e tecnologias as empresas de websites poderão colocar ao serviço desta personalização?
Normalmente, eram utilizados títulos e motes para chamar a atenção dos clientes. O recurso a conteúdo cuidado e apelativo e a landing pages cativantes era a principal aposta para a conversão. O maior problema com esta estratégia é que a maioria das empresas de websites não consegue adaptar esses conteúdos a um visitante recorrente, acrescentando algo por que valha a pena voltar.
Os conteúdos estratégicos baseados na geo-localização, que apresentam diferentes promoções consoante um visitante seja de Leiria ou de Bragança são uma das novas apostas de personalização das empresas de websites.
Antes, a personalização baseada na localização dos visitantes requeria muito trabalho de desenvolvimento, mas hoje tudo está bem diferente.
Com a crescente sofisticação das plataformas drag-and-drop, a tarefa de criar websites dinâmicos e personalizados foi bastante simplificada. Qualquer designer – com pouco ou nenhum conhecimento de código – pode agora fazer o que antes implicava uma equipa inteira de programadores.
Pegando no exemplo da geo-localização, a integração das plataformas com o Google Maps permite agora automatizar uma grande quantidade de trabalho de programação. Isto significa que qualquer designer de uma empresa de websites pode entrar simplesmente na cidade para a qual pretende apresentar uma mensagem personalizada e criar o layout que quer mostrar.
A plataforma recorre ao Google Maps para determinar a latitude e longitude e armazena a informação. Quando um visitante chega ao site, é possível determinar a sua latitude e longitude através do seu endereço IP. Se coincidir com a cidade designada, o site sabe que tem de mostrar o conteúdo personalizado criado pelo designer.
Para saber mais sobre esta e outras competências das empresas de websites, contacte-nos!