WWA - Web Winner Agency | Email da WWA info@wwinagency.com | Telemóvel da WWA 964 160 430

A importância da página 404 no desenvolvimento de sites

Publicado em

empresas de desenvolvimento de sitesUma das mais antigas estratégias de link building é a página 404, algo a que as empresas de desenvolvimento de sites normalmente não dão grande atenção. Quando verificar que alguns sites interessantes linkam para um URL não existente, pode disponibilizar um conteúdo alternativo, captando esses links.

Pode começar por observar os links que vêm e vão de websites com conteúdo similar. Para analisar os links que vêm de fora, há ferramentas interessantes e muito úteis que as empresas de desenvolvimento de sites costumam utilizar, como o Ahrefs, o Moz e o Majestic, que disponibilizam relatórios detalhados. Estes relatórios mostram os links de determinado URL, reportando o estado de códigos como o 200, o 301 ou o 404.

Porque os «gurus» do desenvolvimento de sites desprezam a página 404?

 

Se tentar exportar todas as páginas que linkam para um 404, vai descobrir que o seu website pode oferecer uma alternativa à informação original. Em muitos casos, há vários sites ou até mesmo empresas de desenvolvimento de sites que linkam para um 404 popular, para que os possa contactar após adicionar a informação.

Para encontrar uma página 404 de domínios específicos, pode indexar o site ou parte dele. Algumas ferramentas, como o Scrutiny, permitem às empresas de desenvolvimento de sites e outras encontrar erros 404 a partir de links DoFollow, que não têm o «rel=nofollow» no seu código fonte.

Como criar a informação alternativa adequada?

 

empresas de desenvolvimento de sitesOs links externos para um artigo antigo do seu website não têm de ser actualizados. Por outro lado, é mau para um website linkar para informação externa desactualizada ou inexistente. Se a sua informação for muito similar ao conteúdo original, é mais fácil mudar o link sem encontrar uma alternativa. Ou pedir a uma empresa de desenvolvimento de sites que o faça.

Se, por outro lado, a sua informação for mais actualizada do que a original, um webmaster de uma empresa de desenvolvimento de sites pode até substituir os links que ainda funcionam.

Substitua o URL original por um similar, para que o webmaster possa manter o texto na mesma. Não adicione informação comercial à página nem que a sua empresa de desenvolvimento de sites o sugira.

Contactando o webmaster

Qualquer administrador de páginas web ou empresa de desenvolvimento de sites pode enviar um bystander como «Eu estava a ler (cole o URL aqui) e reparei que (algum texto) já não se refere a informação em (algum tópico). Após algumas pesquisas no Google, encontrei (o URL para onde deveriam linkar), que provavelmente responde às mesmas questões. Pode actualizar a sua página com ele facilmente». Se enviar uma mensagem como dono do website, funciona na mesma medida.

Reparar a página 404 é a estratégia de link building com a maior taxa de sucesso. Mais de 60% dos e-mails enviados podem resultar na colocação de links. A excepção poderão ser os casos em que o webmaster não quer manter determinada informação actualizada.

Para saber mais sobre páginas 404, contacte a nossa empresa de desenvolvimento de sites

Tags: , , , ,



Quem leu este artigo também leu

3 Motivos para ter um site responsive

site responsive
Saber Mais
Como funcionam as estratégias de marketing?

Estratégias de marketing
Saber Mais
O que é e para que serve o web analytics?

web analytics
Saber Mais
Precisa de ajuda? Fale já connosco!

Lamentamos mas de momento não estamos online. Deixe-nos uma mensagem e assim que possível entraremos em contacto consigo.

Prima ENTER para enviar mensagem