Sabe o que é o SEO e para que serve?
Janeiro 31, 20183 erros mais comuns cometidos em Campanhas de Google Adwords
Fevereiro 16, 2018Já tem uma ideia que está pronta a ser posta em prática, não importa se é um serviço, produto ou empresa, o que interessa é que se já tem tudo estruturado está na hora de criar uma Plano de Marketing Digital!
Sejamos sinceros, nos dias que correm não há nada mais importante do que colocar a sua ideia na Internet, criar um site e um blog como deve ser, anúncios no Google Adwords e outras campanhas, bem como páginas nas redes sociais, pois só assim conseguirá notoriedade.
Passos a seguir para delinear a sua estratégia para o Plano de Marketing Digital
Depois de criar o tudo acima referido, irá precisar de criar algo igualmente importante, um Plano de Marketing Digital que esteja de acordo com a sua segmentação.
Mas o mais provável é que se for novo neste mundo, a próxima questão que irá colocar será, o que é a segmentação? O que devo de saber ao certo?
Estratégia para o Plano de Marketing Digital
Primeira Etapa
Atrair o seu público-alvo (descobrir quem serão os seus clientes!)
Para atrair o seu público-alvo tem de produzir e publicar conteúdos valiosos, partilhá-los nos vários canais digitais consoante a temática e o objectivo (blog, site, redes sociais, portais, media online), optimizar em termos de pesquisa (SEO), apostar na usabilidade e, se possível, investir em anúncios pagos por clique (pay-per-click).
Segunda Etapa
Converter o público-alvo em leads (Conseguir o contacto/ dados dos seus clientes/ futuros clientes).
Depois de atrair o seu público é necessário converte-lo em leads, ou seja, é preciso dar algo aos seus clientes para conseguir os seus contactos/ dados pessoais (email, nome e número de telefone). A criação de botões call-to-action que levam a landing pages com a oferta de algo útil para os seus consumidores, como ebooks, versões teste de produtos, oferta de serviços, etc, em troca dos seus contactos, evidente.
Terceira Etapa
Relacionar-se com o seu público em todos os estágios do processo de vendas (Descobrir como se deverá de relacionar com os seus clientes mesmo antes de uma venda, de forma a que estes se sintam especiais!)
Com a conquista de leads pode começar a investir num relacionamento mais personalizado para perceber até que ponto aquele lead se vai transformar em cliente. Nesta etapa, o email marketing é particularmente interessante. Aproveite-o!
Quarta Etapa
Fechar as vendas (Conseguir que o seu cliente faça uma compra!)
Para fechar as vendas é importante que coloque o departamento de marketing e o comercial a trabalhar em sintonia porque depois de angariados os leads pelo marketing é necessário que a área comercial os agarre com afinco.
É importante que toda a empresa sem excepção se esforce para fazer tudo para manter o novo cliente satisfeito e envolvido com a instituição: pronto para se tornar fã e partilhar os seus conteúdos na Internet!
Lembre-se sempre, um cliente feliz irá voltar e irá falar da sua nova compra!
Quinta Etapa
Analisar os dados, optimizar as acções e garantir o retorno (É importante que tenha todos os dados)
Deve avaliar continuamente a relação investimento/retorno para poder efectuar os ajustes necessários. Num Plano de Marketing Digital, o Google Analytics é uma das ferramentas mais utilizadas porque fornece todas as métricas necessárias gratuitamente. Use-a!
Esta é apenas a primeira parte do seu trabalho, as etapas da segmentação que deve ser feita! Depois disso, ainda terá que delinear outro plano, a estrutura da Estratégia e todos os seus objectivos!
Estrutura da Estratégia do Plano de Marketing Digital
Já tem todas as etapas acima referidas bem delineadas? Então vamos passar à segunda fase do seu plano!
Está na altura de estruturar o seu Plano de Marketing Digital:
1. Sumário Executivo
Breve descrição do conteúdo do Plano de Marketing.
2. Análise Interna
Faça a análise interna do seu negócio. Faça um pequeno resumo, respondendo aos itens seguintes:
3. Análise Externa
Após a análise interna, deve proceder a uma análise externa, tendo em conta os seguintes pontos:
4. Análise SWOT
Análise das Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats) no campo digital.
5. Definição de Objetivos
O que irá fazer futuramente? Por exemplo, aumentar vendas em percentagem, fidelizar os seus clientes, aumentar a notoriedade, aumentar as visitas do site, captar leads, melhorar a sua reputação, estabelecer uma relação com os clientes, etc. A par, defina também os objetivos de marketing.
6. Metodologia de avaliação
Metodos que irá usar para atingir os seus objectivos, como por exemplo, usar Google Adwords, análises de SEO, vendas online, contactos realizados, vendas através de redes sociais, etc.
7. Estratégia(s) de Marketing
Definição da estratégia a definir para alcançar os objetivos propostos, tais como fidelização, diferenciação de produtos e posicionamento, segmentação e target.
8. Plano de Ação
Definição das ações de comunicação a desenvolver no ambiente digital, previstas na estratégia definida.
9. Orçamento de Marketing
Elaboração do orçamento de marketing, com custo das ações incluído, bem como custos de marketing, previsões de receitas e previsões de lucros.
10. Controlo e Avaliação
Avaliação do Plano de Marketing Digital com monitorização dos resultados obtidos.
11. Plano de Contingência
Plano B (C ou D) que se necessário serve para redirecionar as estratégias e estabelecer outras táticas, caso o Plano de Marketing Digital não esteja a atingir os objetivos propostos nem a alcançar as metas estabelecidas.
Lembre-se que o plano pode sempre ser alterado, mediante outras alterações necessárias na própria empresa, este é um guia para que não se perca nas inúmeras tarefas que irá ter que realizar!