Google lança ferramenta que promete revolucionar SEO local
Abril 16, 20155 questões para empresas de desenvolvimento de websites
Maio 10, 2015O Google alterou o seu algoritmo de pesquisa, de forma a privilegiar os dispositivos móveis, naquela que já é apelidada como a maior «revolução» no algoritmo do maior motor de busca da Net de que há memória. Estas alterações vão ser decisivas na fase do desenvolvimento de websites, uma vez que as páginas web que melhor se adaptarem aos formatos dos pequenos ecrãs serão aquelas mais privilegiadas em termos de resultados das pesquisas no Google.
Isto significa que, os websites responsivos, ou seja, que alteram automaticamente a sua configuração consoante o tipo de dispositivo de onde são acedidos serão os primeiros a aparecer nos resultados das pesquisas do Google. É o primado da tecnologia «mobile-freindly».
Desenvolvimento de websites deve privilegiar agora as páginas «mobile-friendly»
Trata-se de uma penalização para as empresas que ainda não modernizaram os seus websites e um benefício para quem apostou na actualização do seu desenvolvimento web e para o consumidor final.
Esta alteração no algoritmo do Google foi anunciada há já vários meses e justificada pela crescente utilização de dispositivos móveis no acesso à Internet.
Para Matt McGee, editor chefe do portal Search Engine Land, trata-se, porventura, «da maior alteração que o Google já efectuou no seu algoritmo de pesquisa». Outros especialistas adiantam que esta alteração no algoritmo do Google podem ter um enorme impacto nos websites mal preparados em termos tecnológicos e que vivem da receita que geram online.
Lojas online serão dos negócios mais afectados pelas mudanças no Google
As lojas online serão dos negócios mais afectados por esta alteração, por isso, muitas delas estão a aproveitar a ocasião para se modernizarem em termos de desenvolvimento de websites. O Google, na prática, passa a priorizar os websites mais modernos e actuais, penalizando os que não acompanham a evolução tecnológica.
Numa altura em que a maioria dos internautas não passa da primeira página de resultados das pesquisas dos motores de busca, o desenvolvimento de websites passa a ter um papel fundamental.
Entre as várias funcionalidades de um website responsivo inclui-se a possibilidade de carregar de forma rápida nos dispositivos móveis, os conteúdos serem acessíveis no scroll vertical e nunca horizontal e a rápida visualização dos botões.
Recorde-se que os algoritmos do Google são algo bastante complexo e extremamente confidencial. O seu objectivo é proporcionar aos utilizadores a melhor experiência de pesquisa possível. Esta nova alteração passa a introduzir uma nova variável: a adaptação aos dispositivos móveis.
Para saber mais sobre as alterações ao algoritmo do Google e as suas consequências no desenvolvimento de websites, agende uma reunião com os nossos especialistas.