3 tendências de e-mail marketing que a sua agência de marketing digital vai apontar
Setembro 18, 2015Dicas de uma agência de marketing digital para ter sucesso nas redes sociais
Setembro 23, 2015Qualquer empresa de marketing digital sabe bem que o WordPress é a plataforma CMS (Content Management System) mais utilizada em todo o mundo. Há várias boas razões para isso: é versátil, fácil de utilizar e bastante personalizável, muito fruto dos inúmeros «plug ins» disponíveis.
Muitas empresas acreditam, no entanto, que basta utilizar o WordPress que, automaticamente, têm um bom SEO garantido. Mas, qualquer empresa de marketing digital sabe que isso não é verdade.
O WordPress não é uma solução automática de SEO nem uma empresa de marketing digital
O valor do WordPress para o SEO é que é simples e intuitivo, não implicando muito código de difícil customização. Outra grande vantagem do WordPress é que é tecnicamente agradável, dispondo de vários temas muito interessantes. O WordPress é um pouco lento a carregar, pelo que cada utilizador tem de instalar a sua própria funcionalidade de cache. Isto porque a velocidade de carregamento é um factor decisivo para o SEO.
As definições dos permalinks do WordPress também não estão optimizadas de raiz, sendo que cada utilizador tem de o fazer por si ou solicitar a uma empresa de marketing digital que o faça. Além disso, o WordPress não cria automaticamente sitemaps em XML, sendo essa uma tarefa de optimização a cargo da sua empresa de marketing digital.
O seu tema não é automaticamente optimizado para SEO
Apesar de muitos dos temas do WordPress serem interessantes e a maioria até ser gratuita, a verdade é que não são, por si só, garantia de optimização para SEO. Uma dica a levar em conta é escolher um tema que seja rápido a carregar. Prefira um tema com código linear, mesmo que tenha de pagar por ele. Prefira também temas desenvolvidos em HTML5 e responsivos.
Um «plug in» de SEO não optimiza um website
Mesmo que esteja a utilizar um «plug in» de SEO, isso não quer dizer que o seu website está optimizado. Um «plug in» não optimiza o seu site nem faz o papel da sua empresa de marketing digital. Geralmente, um «plug in» permite modificar mais facilmente, customizar e desenvolver vários aspectos de um website.
Um «plug in» permite, por exemplo, optimizar as meta-descrições do seu website, mas terá de ser a sua empresa de marketing digital a escrevê-las.
Cabe a uma empresa de marketing digital optimizar o seu website
O SEO não se esgota na instalação de determinados «plug ins» nem na escolha do tema certo. Optimizar o seu website para SEO passa por criar conteúdo, o mais importante em qualquer estratégia de SEO. Após criar conteúdo para o website, crie conteúdos para blogs, vídeos, guias, tutoriais, eBooks.
Quanto mais conteúdo e mais longo, melhores os resultados de SEO. Não instale milhares de «plug ins», pois, apesar de serem úteis, podem tornar o seu website lento e difícil de carregar.
Para saber mais sobre como optimizar o WordPress do seu website, contacte a nossa empresa de marketing digital.