Agências de marketing online devem dar dicas aos CEO das empresas
O SEO é hoje indispensável para qualquer empresa, independentemente da sua área de negócio. É sabido que os empresários têm pouco tempo para despender em tarefas fora dos seus objectivos estratégicos. No entanto, há algumas dicas de SEO que qualquer empresário deveria conhecer para melhorar a presença da sua empresa na imensa galáxia digital. O resto, é deixar a cargo das agências de marketing online.
O SEO, como se conhece hoje, evoluiu para uma estratégia baseada no conteúdo e no envolvimento através das redes sociais com o público-alvo de cada empresa. Por isso, hoje, não há atalhos em termos de SEO. Os resultados são baseados na qualidade do trabalho desempenhado pelas agências de marketing digital.
O facto de o SEO ser, cada vez mais, baseado em conteúdo de qualidade tem diversas vantagens, nomeadamente porque esse conteúdo pode ser utilizado em diversos suportes. Independentemente das empresas terem a ajuda das suas agências de marketing online, os empresários devem conhecer algumas dicas sobre SEO para definir as suas estratégias.
Conheça quem compra os seus produtos e serviços e o que esse público pretende. Se não conhecer os seus clientes, pode estar a perder importantes pistas para oportunidades de negócio.
Quando conhecer quem o procura, tente mapear as palavras-chave e expressões base que o seu público utiliza no seu segmento de mercado. Caso não tenha tempo para estas operações, recorra ao Google Analytics, que é sempre uma boa opção para iniciantes.
Identificar os conteúdos da concorrência pode ajudar a compreender o que já existe, o que falta e como os produtos e serviços similares aos seus estão a ser divulgados na Web. Pode começar por criar uma folha de Excel com os seguintes parâmetros:
Crie conteúdo rico e diversificado sobre os temas que o seu público-alvo procura: blogs, landing pages, redes sociais, anúncios online, e-mail marketing, etc. Assegure-se de que tem sempre informação actualizada à sua disposição. O seu repositório deve conter:
Crie conteúdo apelativo e optimize as páginas do seu website em termos de rastreabilidade, velocidade de carregamento, mobilidade, responsividade e notoriedade. Dependendo do seu orçamento e da quantidade de conteúdo criado, pode depois recorrer a uma verificação do nível de optimização do seu website ou utilizar uma ferramenta que destaque as falhas da página e o ajude a actualizá-las. Ou, em alternativa, procurar agências de marketing online que o façam.
À medida que vai medindo o progresso e publicando conteúdo novo, vai começar a aperceber-se do que funciona melhor para o seu público-alvo em termos de canais, conteúdos e mensagens. Combine as conclusões que retirou com as palavras-chave e os tópicos mais valorizados e optimize a sua comunicação.
À medida que vai diminuindo os seus esforços de marketing, melhor será a sua taxa de conversão. Tenha em conta o consumo de conteúdos móveis, uma vez que os clientes cada vez acedem mais a aplicações e websites em mobilidade e colocam questões diferentes quando pesquisam em dispositivos móveis.
Foque-se em conteúdo de qualidade que possa ser facilmente encontrado. «Perca» um pouco de tempo nos itens acima referidos e veja como tudo se encaixará na perfeição.