5 tendências obrigatórias para qualquer empresa de desenvolvimento de sites
Junho 22, 2015O que qualquer empresário deve saber sobre SEO
Junho 24, 2015Os métodos de pesquisa de keywords tradicionais utilizados pelas empresas de SEO devem ser radicalmente alterados. Isto porque geram longas listas de palavras e frases, que não melhoram em nada as estratégias de SEO, defende o website Search Engine Land. Pior que isso, uma lista de palavras-chave e de estatísticas de tráfego digital pode até ser enganadora.
Isto porque essa lista vai levar os produtores de conteúdos a focarem-se nas palavras dessas listas em vez de se focarem na sua audiência. Isso pode levar os copywriters a criar conteúdos de má qualidade, com influência directa no abrandamento do tráfego de visitantes aos respectivos websites.
O problema maior da pesquisa tradicional de keywords é que está ainda focada no PPC (Pay-per-Click), identificando palavras-alvo, examinando o seu nível de competitividade e estabelecendo um valor. A experiência mostra-nos que começar uma campanha de SEO baseada na pesquisa errada de keywords pode levar a baixos rankings, pouco tráfego e penalizações do Google.
Aqui ficam 3 dicas para uma correcta pesquisa de keywords para empresas de SEO
1. Ouça as Pessoas
Frequentemente, os clientes fazem duas perguntas essenciais às empresas de SEO:
Apesar de saber que a minha audiência – os meus clientes – colocam estas questões, o Google não as considera. Não será surpreendente que não haja um enorme número de pesquisas pela expressão «O que posso esperar de uma campanha de SEO»? O que é surpreendente é que as palavras que o Google considera relevantes, não o são, de facto.
Isso significa que, ou o Google está a tentar «vender-me» as keywords que quer vender (baseado num modelo PPC) ou não há suficiente conteúdo de qualidade na Internet sobre a expressão acima referida, o que constitui uma enorme oportunidade para as empresas de SEO.
2. Analise as intenções dos utilizadores
Uma palavra-chave é um código, que consiste numa sequência de caracteres inserida numa caixa de pesquisa. E o Google sabe disso. A chave para o sucesso passa por decifrar esse código de forma rigorosa e mostrar as respostas que os utilizadores procuram. Se um utilizador pesquisa, por exemplo, por «folha de pagamentos», será que ele procura uma definição? Um serviço? Um contabilista? Ou software?
Os motores de busca existem para adivinhar as respostas, através de algoritmos e estatísticas, como o «bounce rate» e o «time-on-site». É vital descodificar o que o utilizador pretende: aprender ou comprar? Se a intenção principal por trás de uma palavra-chave é aprender, comece a criar conteúdo informativo descomprometido para atrair esses utilizadores.
3. Grupos de palavras-chave
A lista de keywords tem tendência para crescer naturalmente, mas é necessário pensar estrategicamente nessas keywords, agrupando-as em categorias. As empresas de SEO irão recorrer a palavras-chave relacionadas, o que trará um retorno bastante similar.
Combinar essas keywords em grupos compostos fará com que o planeamento de uma estratégia de conteúdos seja mais eficiente, evitando conteúdos sem nexo, com diversos vícios de «keyword stuffing».
Descodifique o que a sua audiência realmente procura
A pesquisa de keywords é ainda importante, mas é altura de mudar a forma como as empresas de SEO a encaram. Começar a descodificar o que a nossa audiência realmente procura e providenciar as melhores respostas é o caminho certo para o sucesso da nossa estratégia de SEO.
Procura empresas de SEO? Agende uma reunião com a W.