Inteligência Artificial: Como pode transformar a experiência de pesquisa?
Outubro 25, 2023Design de Sites Responsivos: A melhor experiência de utilizador
Dezembro 10, 2023A automação de marketing é uma estratégia composta por diversas ferramentas para mecanizar processos e assim conseguir um melhor rendimento profissional para as equipas comerciais.
Aumentar as vendas através da automação de marketing
As empresas adotem, cada vez mais, estratégias de automação de marketing para ganharem vantagem competitiva no mercado, aliando a evolução da tecnologia à evolução do comportamento do consumidor.
1. Segmentar as leads
Conhecer as necessidades e o comportamento das leads é essencial para as marcas. Segmentar as leads segundo cada perfil e os respetivos interesses, facilita o processo de criação de conteúdo personalizado, aumentando assim, a taxa de conversão de clientes e, consequentemente, o aumento das vendas.
2. E-mail Marketing personalizado
Nesta era digital, onde a personalização de conteúdos é cada vez mais importante, adotar uma estratégia de automação torna-se essencial, de modo que as marcas consigam realizar tarefas que, manualmente, seriam mais complexas e demoradas.
Assim, ao enviar a mensagem certa, à pessoa certa, no momento certo, o e-mail marketing deixa de se tratar de uma simples mensagem impessoal para se tornar um conteúdo relevante que potencialize os negócios.
Porém, entenda Como Evitar o Spam no E-mail Marketing
3. Landing Pages
Para criar vantagem competitiva é fundamental melhorar a experiência do consumidor. E uma das soluções é apostar em landing pages personalizadas.
O papel das landing pages no marketing digital é simplesmente o de converter. Assim, quando bem desenvolvidas, permitem ao negócio ter um CTR (Click Through Rate ou Taxa de Cliques, em português) mais elevado do que uma página de um site comum.
Apresentar informações e ofertas relevantes na landing page, segundo o comportamento online das leads, ajudará a conduzi-las ao longo do funil de vendas e assim prepará-las melhor para a compra.
4. Estimular os relacionamentos a longo prazo
A relação entre o cliente e a empresa tem se tornado tão ou mais importante que os produtos/ serviços da marca. Desta forma, o “cliente fiel” deixa de existir e as empresas precisam de nutrir as relações, para criar relacionamentos duradouros com os clientes.
A automação de marketing permite desenvolver um relacionamento próximo com o cliente, de modo à marca perceber o estágio de interesse do cliente e, assim, adaptar o discurso e alcançar melhores resultados.
5. Conteúdo relevante
Criar conteúdo relevante, atrair e nutrir a página é essencial para o sucesso de qualquer estratégia de automação de marketing. Apenas assim é possível aumentar o engagement do público-alvo e aumentar a taxa de conversão.
Saiba o Poder do Conteúdo e Como Este Pode Impulsionar a sua Marca
Assim, ao delinear uma estratégia de automação de marketing eficaz, a marca consegue nutrir as leads, aumentar a taxa de conversão e logo atingir o objetivo do negócio: aumentar as vendas!