Facebook lança anúncios de vídeo para concorrer com Google
Maio 18, 2016Porque as empresas devem apostar no e-mail marketing?
Junho 1, 2016A gestão de redes sociais é muito mais do que colocar posts em canais empresariais de redes sociais. Com a crescente importância deste canal web, a gestão de redes sociais transformou-se numa função complexa e multifacetada, direcionada a cumprir a missão da empresa e os seus objetivos estratégicos.
Neste contexto, existem competências que um especialista em gestão de redes sociais tem obrigatoriamente que ter. Aqui ficam as 3 principais, segundo a revista Forbes.
1. Produção de gráficos
Os posts com imagens têm, em média, 94 por cento mais visualizações do que os que só têm texto. Além disso, as fotos no Facebook conseguem 120 por cento mais envolvimento do que os outros tipos de posts. Para as empresas que vendem para um público feminino ou adolescente, as imagens são ainda mais importantes. Neste sentido, as plataformas centradas na imagem e que têm como target estes grupos – como o Pinterest ou o Instagram – exigem um fluxo quase constante de imagens originais e de alta qualidade.
Por isso, é extremamente importante que o seu gestor de redes sociais tenha as competências necessárias para conceptualizar e criar imagens apelativas para os seus posts no blog e redes sociais.
2. Aptidão para a escrita
Um bom gestor de redes sociais deve ter um bom domínio da língua e a capacidade de se expressar bem por via da escrita. Apesar do responsável pela gestão de redes sociais não ter a competência de escrever posts para o blog, irá comunicar com os clientes numa base diária e 99 por cento da sua comunicação será efetuada por escrito.
3. Um mindset virado para o cliente
Cada vez mais clientes utilizam as redes sociais para pedir assistência e suporte às empresas, pelo que o responsável pela gestão de redes sociais da sua companhia deve estar orientado para as prestar. É indispensável responder apropriadamente às questões colocadas pelos clientes nas redes sociais.
Uma resposta rápida às questões ou queixas e a capacidade de levar as perguntas mais delicadas para o mundo «offline» são aspetos importantes da função de gestão de redes sociais. Um gestor de redes sociais de sucesso sabe que a sua presença nas redes sociais é a cara da sua marca online e que tudo o que disser ou fizer nesses suportes é uma representação da empresa, para o bem ou para o mal.
Para saber mais sobre gestão de redes sociais, fale connosco.