WWA - Web Winner Agency | Email da WWA info@wwinagency.com | Telemóvel da WWA 964 160 430

3 competências essenciais para a gestão de redes sociais

Publicado em

A gestão de redes sociais é muito mais do que colocar posts em canais empresariais de redes sociais. Com a crescente importância deste canal web, a gestão de redes sociais transformou-se numa função complexa e multifacetada, direcionada a cumprir a missão da empresa e os seus objetivos estratégicos.

Neste contexto, existem competências que um especialista em gestão de redes sociais tem obrigatoriamente que ter. Aqui ficam as 3 principais, segundo a revista Forbes.

O responsável pela gestão de redes sociais da sua empresa tem de ser multitask

1. Produção de gráficos

Os posts com imagens têm, em média, 94 por cento mais visualizações do que os que só têm texto. Além disso, as fotos no Facebook conseguem 120 por cento mais envolvimento do que os outros tipos de posts. Para as empresas que vendem para um público feminino ou adolescente, as imagens são ainda mais importantes. Neste sentido, as plataformas centradas na imagem e que têm como target estes grupos – como o Pinterest ou o Instagram – exigem um fluxo quase constante de imagens originais e de alta qualidade.

Por isso, é extremamente importante que o seu gestor de redes sociais tenha as competências necessárias para conceptualizar e criar imagens apelativas para os seus posts no blog e redes sociais.

Saber escrever e estar orientado para o cliente é essencial

2. Aptidão para a escrita

Um bom gestor de redes sociais deve ter um bom domínio da língua e a capacidade de se expressar bem por via da escrita. Apesar do responsável pela gestão de redes sociais não ter a competência de escrever posts para o blog, irá comunicar com os clientes numa base diária e 99 por cento da sua comunicação será efetuada por escrito.

3. Um mindset virado para o cliente

Cada vez mais clientes utilizam as redes sociais para pedir assistência e suporte às empresas, pelo que o responsável pela gestão de redes sociais da sua companhia deve estar orientado para as prestar. É indispensável responder apropriadamente às questões colocadas pelos clientes nas redes sociais.

Uma resposta rápida às questões ou queixas e a capacidade de levar as perguntas mais delicadas para o mundo «offline» são aspetos importantes da função de gestão de redes sociais. Um gestor de redes sociais de sucesso sabe que a sua presença nas redes sociais é a cara da sua marca online e que tudo o que disser ou fizer nesses suportes é uma representação da empresa, para o bem ou para o mal.

Para saber mais sobre gestão de redes sociais, fale connosco.



Quem leu este artigo também leu

5 Melhores aplicações para fazer gestão de redes sociais

gestão de redes sociais
Saber Mais
As principais métricas de redes sociais que deve conhecer

redes sociais
Saber Mais
Novas Atualizações no Feed de Notícias do Facebook

Atualizações no Feed de Notícias do Facebook
Saber Mais
Precisa de ajuda? Fale já connosco!

Lamentamos mas de momento não estamos online. Deixe-nos uma mensagem e assim que possível entraremos em contacto consigo.

Prima ENTER para enviar mensagem