Personal Branding: Construa a sua Marca
Julho 21, 2022Facebook Avança com um Novo Serviço de Apoio ao Cliente
Setembro 23, 2022A sigla CTA significa Call-to-Action, o que traduzido para português corresponde a chamada para a ação. Por outras palavras, o CTA é qualquer “chamada” – visual ou textual – que leve o utilizador a realizar uma determinada ação, sendo uma ferramenta essencial para promover ações de Marketing Digital e gerar leads qualificados.
O Call-to-Action é uma maneira de guiar as pessoas para o próximo passo. Assim, mostra ao utilizador o que tem de fazer para usufruir do seu conteúdo, produto ou serviço, facilitando o processo para ambos os lados.
É muito importante criar CTAs específicas para cada etapa do funil de vendas e para cada Persona do seu negócio. São diversos os tipos de CTA possíveis, como um link para outra publicação relacionada ou para a oferta de um conteúdo valioso para o utilizador, direcionando-o para uma landing page específica, por exemplo.
Qual a importância de um CTA?
A ferramenta Call-to-Action impulsiona e conecta os utilizadores às próximas etapas do funil de vendas, uma das principais estratégias para converter e aumentar as vendas.
Mas a pessoa do outro lado, isto é, o potencial cliente, navega simplesmente pela internet e, apesar de ter entrado no topo do seu funil de vendas, não sabe que existe um caminho a ser percorrido.
Assim, para o tornar num cliente efetivo do seu negócio, precisa de uma ajuda ou seja, um incentivo para continuar em frente no funil de vendas. Sendo aí que o Call to Action é utilizado, com uma função essencial – guiar os utilizadores, de etapa em etapa, até ao objetivo final.
Posto isto, deve utilizar CTAs nas suas estratégias de Marketing Digital, pois estão estritamente relacionados com o aumento das conversões e, consequentemente, das vendas.
Para que serve o CTA?
A principal função do Call-to-Action é levar o cliente até a próxima etapa do funil de vendas. Não obstante, como estratégia de negócio, o CTA pode ter um objetivo mais específico.
1. Ler outro post de blog
O Call-to-Action é excelente para gerar tráfego para outro artigo do blog, por exemplo.
Pode sugerir ao utilizador, de maneira não intrusiva, que leia outro post sobre um assunto relacionado àquele que lê. Assim, além de estar a oferecer mais informação ao utilizador, algo pelo que ele ficará grato, ainda consegue fazê-lo permanecer mais tempo no seu blog!
Exemplo: “ Interessado em saber mais sobre Marketing de Conteúdo? Leia já este artigo do nosso blog muito completo sobre A importância em apostar no Marketing Conteúdo! “
2. Assinar a newsletter
Outro objetivo muito comum é sugerir que o utilizador assine a sua newsletter. Normalmente, esta ação faz com que as pessoas avancem inconscientemente para a próxima etapa do funil de vendas.
Quando uma pessoa subscreve a sua newsletter, é porque está verdadeiramente interessada no conteúdo que tem a oferecer. Assim, é possível entender melhor os interesses do seu público-alvo e produzir conteúdos mais relevantes.
Exemplo: “Subscreva a nossa newsletter e fique a par de todas as novidades da semana sobre Marketing Digital!”
3. Seguir nas redes sociais
O CTA pode servir, igualmente, como convite para que os utilizadores, que visitam o seu website, sigam também a sua marca nas redes sociais!
Assim, podem conhecer melhor a sua marca e, além disso, pode impactá-los por diferentes canais, fortalecendo a sua relação com a marca.
Exemplo: “Gostou deste post? Siga-nos no Facebook, Instagram e LinkedIn, onde partilhamos mais conteúdos interessantes!”
4. Assistir a um vídeo
Para aqueles com um canal de YouTube, por exemplo, e com o objetivo de aumentar as visualizações dos vídeos, o CTA é ideal para conduzir os utilizadores ao canal.
Pode recomendar um vídeo no YouTube com um conteúdo semelhante ao texto que o utilizador acabara de ler no seu blog.
Os utilizadores podem mesmo preferir consumir conteúdo em vídeo e agradecer-lhe por este redirecionamento!
Exemplo: “Assista já ao nosso vídeo do YouTube que complementa toda esta informação!”
5. Fazer um download
Tem conteúdos relevantes e de qualidade para oferecer aos seus potenciais clientes? Então, oferece-os por meio de um Call-to-Action para os utilizadores fazerem o download desse conteúdo.
Assim, consegue transmitir às pessoas que é uma autoridade naquele assunto e fortalecer a relação com potenciais clientes. Outra estratégia, é oferecer um excerto de um conteúdo que vai vender posteriormente.
Exemplo: “Descarregue aqui o nosso E-book gratuitamente e aproveite as nossas dicas para melhorar os resultados das suas estratégias de Marketing Digital!”
6. Compartilhar nas redes sociais com CTA
Quando os seus conteúdos são partilhados por outras pessoas, existem grandes chances de chegar a impactar outras pessoas potencialmente interessadas no seu negócio.
Assim, colocar um CTA para as pessoas partilharem o seu conteúdo nas suas redes sociais contribui para aumentar o alcance e a notoriedade da marca.
Exemplo: “Este conteúdo foi proveitoso para si? Partilha-o nas suas redes sociais para chegar a mais pessoas interessadas!”
7. Participar num evento
Se vai organizar um evento, o CTA é mais uma estratégia para o promover. Através do Call-to-Action, consegue divulgar o evento e incentivar as pessoas a se inscreverem para participar.
Mas tenha em atenção que este tipo de CTA é sazonal, ou seja, apenas deverá ficar nas suas páginas até à data de realização do evento.
Exemplo: “Vamos desenvolver mais sobre este assunto no webinar que acontecerá no dia 9 de abril no nosso Instagram! Inscreva-se no LINK IN BIO.”
8. Direcionar para uma landing page com CTA
As landing pages são páginas com um objetivo de conversão específico, muito usadas no Marketing Digital. E nada melhor para direcionar os utilizadores para uma landing page do que um Call-to-Action.
Os CTAs podem estar em qualquer página do seu website, nas redes sociais, em anúncios, e outros. Seja onde for, servem para direcionar o tráfego de forma direta e eficiente.
Exemplo: “Consulte aqui outros conteúdos sobre SEO!”
9. Comprar um produto
Uma das principais finalidades de um CTA é levar o utilizador a finalizar a compra. Para isto, pode usar botões com cores e textos apelativos que chamem à atenção, incluindo verbos no imperativo ou no infinitivo.
Exemplos: “Garanta já a sua vaga!”, “Aproveite agora esta oferta exclusiva!”, “Reserve já o seu lugar!”