A importância da página 404 no desenvolvimento de sites
Agosto 10, 20155 tendências de webdesign que a nossa empresa de sites quer partilhar com a sua
Agosto 14, 2015O minimalismo é uma das tendências visuais de webdesign mais duradouras e fiáveis, dada a intemporalidade da sua elegância e a limpidez da apresentação do conteúdo. Apesar dos ciclos de popularidade das tendências serem oscilantes, influenciando a produção das empresas de sites, o minimalismo é uma filosofia visual para os designers de todas as indústrias.
Empresas de sites têm vindo a seguir a tendência e a apostar em design minimalista
O minimalismo é muito mais do que uma simples tendência e, apesar de ser bastante utilizado por empresas de sites nos seus produtos, será sempre uma técnica intemporal. Como já aconteceu nas áreas da impressão, é provável que o webdesign minimalista floresça e se mantenha durante os próximos anos, tornando mais estável a oferta das empresas de sites.
Sendo ou não uma tendência, o minimalismo vai continuar a ser uma opção extremamente popular entre os clientes das empresas de sites, embora possa vir a evoluir para estilos menos puristas. Alguns especialistas defendem que o design minimalista vai tornar-se mais rico e mais user friendly, sobretudo à medida que os especialistas de UX fazem experiências ao nível da cor, da textura e dos efeitos dos elementos nas páginas web.
Tendências da evolução dos elementos de webdesign no minimalismo
1. Textura mínima – os designers vão passar a incluir texturas mais finas e pálidas, quase ndetectáveis, num plano estético mínimo. Esta vertente do estilo puramente minimalista tem raízes na simplicidade, mas como um pouco mais de variedade visual.
2. Cores revertidas – os fundos brancos têm sido a tendência dominante no design minimalista, ultimamente desenvolvido pelas empresas de sites. Mas este padrão vai começar a desvanecer-se, à medida que os webdesigners vão utilizando mais cor, fundos mais escuros com texto mais leve ou um esquema monocromático, com várias sombras do mesmo tom.
3. Mais efeitos interactivos – o minimalismo é, por norma, parco em efeitos. Mas, à medida que os designers se aperceberem de que o minimalismo não é igual a algo estático, vão começar a surgir pequenas animações, para gáudio das empresas de sites.
4. Assimetrias – o actual panorama minimalista favorece a simetria, mas o equilíbrio é algo bastante diferente. Cada vez mais websites recorrem a conceitos assimétricos para criar equilíbrio, organização e alguma estética. À medida que o panorama do design vai ficando mais saturado, os designers vão passar a aplicar a assimetria para criar mais usabilidade e um «look» mais familiar e fresco.
5. Maior usabilidade – os websites minimalistas deveriam ser mais amigos do utilizador, pelo menos é o que defendem as empresas de sites. Isto porque o conteúdo é mais limpo e há menos ruído visual no ecrã. No entanto, alguns especialistas defendem que um sistema puramente baseado em ícones pode confundir o utilizador. Por isso, muitos designers começam já a introduzir elementos clicáveis, designs com scroll e alguns call-to-action em designs minimalistas.
Para saber mais sobre empresas de sites, contacte-nos e agende uma reunião